Dica: Como aliviar as dores menstruais?

18:00


Os dias da menstruação já são chatos e ficam ainda pior quando nós sofremos com dores menstruais! Cerca de 75% das raparigas adolescentes e das mulheres sofrem com dores durante o período. O período também conhecido por menstruação, para muitas de nós não passa de um pesadelo que nos atormenta todos os meses, pois como se já não bastassem as alterações físicas ( inchaço da barriga e do peito, aparecimento de acne e também sensibilidade no peito) e as alterações psicológicas (mau humor, falta de apetite, depressão, bipolaridade, etc) trás também as dores para acompanhamento.

O que são as dores menstruais (ou dismenorreia)?
As dores menstruais, também conhecidas por dismenorreia, são dores abdominais, que podem surgir cerca de 24/48h antes da menstruação ou coincidir com a mesma, e pode durar cerca de 24h ou toda a menstruação.
Pode manifestar-se não só apenas como ma dor abdominal isolada, mas também liga-se a um conjunto de sintomas variados como: náuseas e vômitos, fadiga, diarreia, dores de cabeça, coluna e pernas, dores e sensibilidade no peito, tonturas, ansiedade, irritabilidade, depressão, bipolaridade e inchaço do corpo.

Existem dois tipos de dores menstruais, as primárias, que manifestam-se como uma dor aguda ou convulsiva na zona inferior do abdômen, começam enter 24 a 48 horas antes da menstruação iniciar e podem desaparecer ao longo do fim do primeiro dia da menstruação ou apenas no final da menstruação. Habitualmente, ocorre nas mulheres entre os 15 e os 25 anos, embora tenda a permanecer durante toda a vida da mulher, diminuindo com a idade. E depois temos as secundárias, que é uma dor mais continua e pesada, começa a manifestar-se uma semana antes da menstruação, podendo aliviar ou piorar durante a mesma. Surge em mulheres com mais de 30 anos e em especial nas que já tiveram filhos.



Quem corre risco de sofrer com dores menstruais?
As dores menstruais são frequentes nas adolescentes e nas mulheres em idade reprodutiva e afecta 75% das mesmas em algum momento durante esta fase da vida. Embora todas corram o risco de sofrer com estas dores, 25% das mulheres não sofre, e pensa-se que as mulheres mais apetas a sofrer com isto são: as mulheres fumadoras, as que bebem álcool durante o período, as com excesso de peso ou as que tenham tido a primeira menstruação antes ou com os 11 anos de idade.

Agora que já expliquei um pouco para vocês do que são as tão famosas dores menstruais, vamos então ao ponto principal do post, como podemos aliviar as menstruais, selecionei 7 formas de controlar e aliviar as dores.

1. O calor
O calor é um dos metódos eficazes e mais usados! Existem várias formas de usar e aplicar o calor na zona abdominal, como:
Tomar um banho/duche de água quente, precionando a água contra o corpo e a zona dorida.
Comprar um saco/almofada de água quente para poderes usar quando estiveres em casa.

2. Analgésicos
Os analgésicos são uma forma obvia de aliviar as dores menstruais. O Brufen, Aspirinas, Ben-u-ron, e recomendo tambem o Trifen 200. Mas não abusem e leiam sempre o folheto informativo.

3. Alimentação saudável, equilibrada e cuidada
O nosso corpo não é uma máquina, mas é como uma fábrica, onde os químicos regem todo o seu funcionamento. Qualquer desiquilíbrio, seja por excessos ou falta de químicos pode causar efeitos negativos no corpo. Por isso como se diz - corpo são, mente sã - logo é necessário uma boa e cuidada alimentação para manter o equilíbrio. Começa por cortar mais no sal e nos doces, opta mais por vegetais, frutas, peixe, carnes brancas, como o frango. Em vez de menos refeições mais pesadas opta por um maior numero de refeições mais leves.
O cálcio, magnésio e potássio também contribuem por isso muito leite, frutos secos, massas, arroz, etc.

4. Métodos Corporais: Desporto!
Alongamentos, caminhadas, andar de bicicleta, workout e também massajar a zona afectada, apesar de não ser um desporto, pode ajudar.

5. Pilula
A nossa amiga pilula, já tinha falado dela num post aqui no blog, que podes ler aqui. Ao tomares a pilula não estarás só a prevenir uma gravidez nem a regular o ciclo mas também na redução da produção de prostaglandinas que são as responsáveis em parte das dores menstruais.

6. Medicamentos Naturais
Existem alguns medicamentos naturais que ajudam a aliviar as dores menstruais, como sementes de cardo, raiz de acteia e o mais conhecido, chá de camomila, são todos ervas medicinais que podem ajudar na hora de aliviar as dores.

7. Outros
Para além desses que referi existem outros métodos que podem ajudar como ter relações sexuais, deitar na posição fetal, aromaterapia, praticar ioga, entre outros.

Bom meninas depois de tanto texto espero que isto vos tenha ajudado, em especial a quem sofre de dores horríveis como eu.
Comentem aí em baixo quais as vossos truques para aliviar as dores.

You Might Also Like

0 comentários