Como cuidar e tratar - Cabelo encaracolado/frisado

18:00

O facto é que o cabelo encaracolado é um cabelo lindo mas bastante difícil de cuidar. Geralmente quem o tem, quer liso (não no meu caso rsrs), quem tem liso quer encaracolado, enfim, nunca se está satisfeito com o aquilo que se têm. Mas o post de hoje é totalmente dedicado às minhas leitoras de cabelo encaracolado, que tal como eu, enfrentam todos os dias uma batalha contra ele, e como tudo têm solução, trago dicas e informações que não só me ajudaram muito como também vão fazer por vocês.



O ponto número um dos cabelos encaracolados é que têm tendência a serem muito mais secos e frisados ou mistos (oleoso na raiz, seca nas pontas) do que os lisos ou ondulados, por isso na hora de escolher o champô e condicionador têm de ser de acordo com o tipo de cabelo e problemas que ele enfrenta e o facto é que existem vários no mercado que se pode escolher, é importante não se apegar a uma só gama de produtos pois usar sempre a mesma por muito tempo vai habituar o cabelo e deixará de fazer o efeito pretendido, por isso, é importante tentar mudar a gama/marca de mês a mês.



É importante ter em conta que este tipo de cabelo não pode nem deve ser lavado todos os dias, o ideal seria apenas duas vezes por semana, por muito nojento que pareça (e um bom e saudável cabelo encaracolado aguenta vários dias), mas no mínimo de 2 em 2, ou de 3 em 3 dias, porque também se ficar muitos dias sem lavar o cabelo vai ficar bastante embaraçado e a raiz muito oleosa.
Quando chegar a hora de lavar é importante lavar sempre com água morna ou fria para que a raiz não fique super oleosa nem o cabelo frisado. Mas agora como se deve lavar um cabelo encaracolado? Não têm nada de especial, primeiro que tudo é importante passar o champô duas vezes (sim, duas vezes!) - na primeira irá remover a oleosidade, poeiras, etc, e na segunda irá realmente limpar o cabelo.
Após retirares bem todo o champô, antes de aplicares o condicionador deves escorrer o cabelo, tirando a água em excesso, pois essa água irá impedir que o cabelo absorva o condicionador. Deixa o condicionador actuar durante 2 a 3 minutos, enquanto te ensaboas e acabas o duche, após esse tempo é só retirares, lembrando que nunca se aplica condicionador na raiz e que se deve pentear o cabelo com um pente de dentes largos enquanto que o condicionador faz efeito.
Em relação às máscaras para o cabelo devem-se aplicar de 1 a 2× por semana e deixar actuar durante 20 a 30 minutos por todo o cabelo utilizando uma toca, saco ou papel de alumínio, após os 30 minutos retirar com água fria, lembrando que se deve aplicar já fora do banho quando o cabelo estiver húmido mas não muito molhado, se não, não fará efeito.



O cabelo encaracolado deve ser penteado também depois do banho, e enquanto ainda estiver molhado, o ideal é pentear com os dedos primeiro para retirar os nós sem ferir o couro cabeludo e depois utilizar um pente de dentes largos, de preferência de madeira, e começar a pentear de cima para baixo com movimentos leves e cuidadosos. Para definir os caracóis pode-se optar por utilizar espuma e gel, eu recomendo a espuma, mas isso depende do gosto de cada um.



Nos dias de dizer não à lavagem, ou seja, sem lavar o cabelo, os produtos leave-in são os melhores amigos para controlar o frisado e o cabelo seco. Existem várias opções no mercado, desde óleos, sprays e até cremes. Óbvio que para os cabelos secos eu penso que são a melhor opção, pois são mais hidratantes e controlam melhor o frisado, mas eu não sou grande fã de óleos e por isso recomendo um óleo em spray, que é o meu aliado, o Gliss Hair Repair da Schwarzkopf, faz o trabalho de um óleo mas é em spray (brevemente faço uma resenha no blog).


Outro factor muito importante para ter um cabelo saudável e bonito é a alimentação. Fazer uma alimentação saudável e consumir muita água é meio caminho andado para um cabelo forte e saudável, em especial se se abusar dos alimentos ricos em vitaminas.

Agora o que não fazer:

  • evitar ao máximo secadores e modeladores de cabelo;
  • não lavar todos os dias;
  • não usar elásticos com metais;
  • evitar escovas e pentes quando o cabelo está seco;
  • nunca dormir com o cabelo molhado, NUNCA!


Mas a regra principal é respeitares o teu cabelo, do jeito que ele é e aprenderes a amá-lo.
E então meninas, gostaram? Ajudou? Espero que sim! Deixem-nos comentários a vossa opinião e partilhem pelas redes sociais.

You Might Also Like

0 comentários

Press