10 dicas para superar o fim do namoro

17:04



O fim de uma relação é sempre um processo delicado e complicado, seja uma relação de meses ou de anos. As pessoas ficam todas num clima de "ninguém me quer" e "ninguém gosta de mim", e isso começasse a tornar num ciclo depressivo e repetitivo, não permitindo que a pessoa siga em frente e aprenda a ser feliz de novo. Por isso trago-vos 10 dicas para ajudar a superar o fim de um namoro. 

1. Chega de stalkear!
Para seguir adiante e superar toda a dor, é preciso deixar de segui-lo em todas redes sociais. É importante cortar todos os laços para conseguir remendar o coração e perceber que ele não é necessário na tua vida.
Ver as fotos dele na discoteca, em bares ou saídas com amigos, e as novas namoradas vai ser muito mais devastador e muito mais difícil de seguir em frente. Por isso o melhor a fazer é facilitar e apenas clicar em “unfollow” no Instagram, Facebook, Twitter e qualquer outra rede social onde o sigas! E também apagar todos os dados dele, incluindo o número de telemóvel.

2. Desabafar, desabafar e desabafar!!
Este vai ser um momento em que uma das únicas coisas que vão ajudar, é desabafar. Aproveita para desabafar com a tua família e amigos mais próximos sobre o que estás a sentir, eles vão entender o teu ponto de vista e acima de tudo dar-te bons concelhos. Fazer uma girls night pode ser uma boa ideia para pedir concelhos às amigas e falar com elas. Bons amigos vão saber ouvir e dar a sua opinião.

3. Melhorar a imagem, é o passo seguinte
Não que o vás fazer para que o teu ex fique caidinho por ti ou a pensar no que é que perder (vá, ok, só um bocadinho de nada), mas sim porque está na hora de deixar o passado para trás. Mudar o visual funciona sempre. Vais te livrar daquela carinha de sofredora e ainda por cima não vais ter de encarar a imagem de quando namoravas sempre que te olhares ao espelho, não vais te lembrar das coisas que ele mais gostava em ti. Corta o cabelo de forma diferente e elegante, muda a cor do cabelo, faz uma tatuagem que sempre quiseste fazer, compra roupa nova, basicamente investe tudo em ti e apenas em ti. 

4. Assume o controlo da tua vida
Sabes aquelas coisas que sempre quiseste fazer mas o teu parceiro não te deixava? A sensação de sufoco, o facto de saíres e pensares que quando chegares vais levar bronca ou então ele simplesmente vai estar tão chateado que náo vai falar mais contigo? Ok, isso acabou! É hora de fazeres tudo aquilo que queres, seres dona de ti mesma e não deixares que mais ninguém te impeça de viveres a vida como queres. Se te der na telha, sai com as tuas amigas para beber até cair ou então vai para a discoteca dançar até as cinco da manhã. Caso não sejas de sair à noite podes passar dia inteiro a passear, conhecer sítios novos, pessoas novas, exprimentar coisas novas. Só não vale a pena ficar o dia todo no sofá a deprimir e a comer chocolate. 

5. Aceita que acabou
Às vezes aceitar é o melhor que se tem a fazer, pois não vale apena insistir numa coisa que não nos faz andar para a frente e só nos puxa para trás. Talvez tenha sido a melhor coisa que te aconteceu, o fim de um relacionamento não significa o fim da vida, por isso aceita que acabou e mete a tua vida a andar outra vez.

6. Arranja novas actividades
Quantas mais actividades tu praticares mais tempo vaia ter a tua cabeça ocupada e menos tempos vais ter para pensar nele. A parte boa de arranjares novas actividades é que vais preencher o tempo que guardavas para dedicares à tua relação, então não vais ficar com esse tempo em branco e não vais ficar a pensar nele e na vossa história de amor não compatível. Por isso arranja um novo hobbie, entra no curso que sempre quiseste fazer mas nunca tinhas tempo, vai para o ginásio, fazer voluntariado, aprende algum desporto, o que tu quiseres, mas ocupa o teu tempo. 

7. Não te culpes
Não vale apena te culpares por uma coisa que não tens culpa. Se foi ele ou tu que acabou não importa, mas não vale apena te culpares por uma coisa que não tina pernas para andar, a menos que tu o tenhas traído ou assim, e se for esse o caso, então shame on you! 

8. Não guardes rancor
De que adianta guardares raiva de uma pessoa que queres esquecer? Nada! Por isso mesmo que ele te tenha traído ou mesmo que o relacionamento acabou porque já não dava, não guardes rancor, porque isso só vai te fazer sofrer mais e acima de tudo levar mais tempo para superar isto. Se conseguirem ficar amigos melhor ainda, mas se for o caso de isso não acontecer, não guardes qualquer tipo de odio ou rancor da pessoa, apenas lembra-te que um dia essa pessoa te fez feliz, mas hoje não consegue fazer mais.

9. Procura um professional
Primeiramente, não! Não tem mal nenhum uma pessoa procurar ajuda profissional para superar um relacionamento, em especial se for um relacionamento de anos e anos e a pessoa não consiga superar ou aceitar de forma natural. Por isso caso seja o caso, não sintas receio e procura um psicólogo com quem possas desabafar e tentar superar esta fase má da tua vida.

10. Respeita os teus limites e sê feliz
Óbvio que vocês vão ter amigos em comum, óbvio que vão continuar a morar na mesma cidade e que por vezes podem se cruzar, óbvio que por vezes vai bater saudades e vais chorar, mas respira fundo porque chegou a hora de ser feliz de novo. Mas também lembrando que todos nós temos limites, e que se ainda te doí ouvir que o teu ex saiu ontem à noite com os amigos simplesmente pede para mudarem de assunto e não perguntes nada, mas aceita de uma forma madura e não te afastes das pessoas que amas só porque elas são amigas dele também. Lembra-te que é preciso cortar o vinco, mas que isso leva tempo e paciência, não pode ser de um dia para o outro, por isso respeita-te a ti própria e não tentes acelerar as coisas, a felicidade chegará com o tempo. 

E então meninas, estão a passar por um fim de relacionamento? Ou conhecem alguém que esteja? Como estão a aceitar? Contem-me nos comentários como foi e como se sentem.

You Might Also Like

0 comentários