Tudo sobre a minha vida saudável

22:06



Nunca fui uma rapariga de ser muito fitness e muito menos de ter uma boa alimentação, na verdade eu nunca gostei muito de exercício físico, nem nunca tive muito cuidado com a boca. Mas com o passar dos anos e após o meu namorado começar a fazer dieta e a ir ao ginásio, comecei a pensar de forma diferente e decidi começar a investir mais na minha imagem, mas se foi para o que os outros pensariam? Não! Acima de tudo quando se começa este tipo de coisas têm de se fazer para nós e não para o mundo; para nós nos sentirmos bem connosco próprias e não o mundo se sentir bem connosco.
Há um ou dois meses atrás referi que tinha voltado com o meu plano de alimentação saudável e também com o exercício físico! Então decidi fazer um post completamente dedicado a minha reeducação alimentar e sobre os treinos que faço.

Começando com o que me levou a iniciar tudo isto.. A verdade é que nem eu sei bem, foi uma decisão meia maluca que eu tive que começou do nada, talvez por incentivo do meu namorado também, mas que pensei muito sobre se era isto que queria. Todo este processo começa pela mente primeiro, não basta ter um corpo saudável e a mente não estar, como se costuma dizer do bom latim "mente sã em corpo são", e isso significa que são necessários ambos para se ser saudável, e isso passa por um interrogatório próprio que todos devemos fazer.
  1. É isto mesmo que eu quero? Estou contente com o meu corpo?
  2. O que posso fazer para melhorar?
  3. Qual é o meu objectivo final?
  4. Estou a fazer isto por mim e para me sentir bem, ou pelos outros?
Estas são algumas das perguntas que devemos fazer a nós mesmo antes de iniciarmos qualquer tipo de mudança nestes hábitos de vida, porque quer queira, quer não, isto vai mudar muito em tudo, em termos de tempo, mentalidade e personalidade, então convém ponderar muito bem tudo isto. Qual a melhor maneira de o fazer? É encontrando as respostas para as perguntas, tudo passa por nós e só nós. Só nós podemos decidir se queremos iniciar tudo isto e se realmente é um estilo de vida que vamos querer abraçar. 
Quando iniciei tudo isto, pensei seriamente sobre como queria que o meu corpo ficasse, acabei por pesquisar na Internet (Instagram) algumas inspirações e acabei por encontrar o que eu queria e como pretendo ficar.

@katyaelisehenry | @yoventura |  @casidavis


Após trabalhar todo o psicológico, pus em prática o físico, mas antes de avançar para o exercício, ponderei a alimentação que fazia, e que realmente nunca foi a melhor! Eu não necessitei de iniciar qualquer tipo de dieta, pois eu não necessito de emagrecer, apenas tonificar, então como o meu objectivo era tonificar e manter o meu peso, comecei por me informar de como fazer uma alimentação saudável! Começando a pesquisar sobre o que deveria mudar em toda a minha alimentação, como por exemplo:
  1. Reduzir ao máximo fast-food! Durante muito tempo eu comi imensas comidas rápidas, não me refiro apenas a McDonalds, Pizza Hut, KFC, etc.. Mas também comidas feitas no microondas que comprava nos supermercados. Chegava a comer 3 a 4 lasanha por semana, pizza ao jantar, hamburguers, entre muitas outras porcarias. Hoje em dia, comidas rápidas é bastante raro, e marcas como McDonalds e etc é só em saídas aos shoppings.
  2. BEBER MAIS ÁGUA! Eu não bebia água, era super raro, mas a verdade é que a água é um bem essencial para o nosso corpo e para nos mantermos hidratados. Passei então a beber 1 litro de água por dia no inicio, hoje bebo 2 litros de água ao longo do dia!
  3. Diminuição do sal e açúcar em excesso! Cá em casa nunca se teve muito cuidado com a boca, por vezes era mais uma pitada de sal aqui e uns bolos acolá, e isso sempre fez com que esses dois bens fossem usados em excesso cá em casa. Por isso passei a cortar muito nessas coisas!
  4. Evitar as gorduras! Passei a fazer mais comida no forno, mais cozidos e grelhados! Tudo isso é muito mais saudável e adequado do que fritos.
  5. Passei a fazer todas as refeições do dia, sem faltar a nenhuma: pequeno-almoço, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia; Confesso que antes eu tinha o habito de saltar a mais importante, o pequeno-almoço, mas isso acabou-se e a verdade é que passei comer de três em três horas, pode parecer loucura mas entre as refeições principais passei a comer uma fruta ou então uma bolacha de milho e essa prática obrigou-me a comer menos em cada refeição principal, devido a não ter longos períodos do dia sem comer (e sim isto é o melhor a fazer, comer várias vezes ao dia, em poucas quantidades).
  6. Comer mais frutas, vegetais e legumes! Esse foi dos primeiros passos a ser comprido, nós mal comíamos saladas cá em casa, hoje em dia é basicamente os 7 dias da semana. Legumes salteados passaram a ser os meus preferidos para acompanhar um peito de frango ou então um bife de peru. Fruta eu sempre comi, mas hoje como muito mais e muito mais variedade, frutas que era raro comer ou que nunca tinha comido, hoje em dia são um must have na minha vida. Passaram a substituir as coisas pesadas que comia, e a substituir os pudins após as refeições!
  7. Passei a evitar de todo as carnes vermelhas! Pois elas e carne de porco são ricas em gordura saturada, que não fazem bem ao nosso organismo. Dei preferência às carnes brancas como frango, peru e também peixe. São melhores para a saúde e contém mais nutrientes que as carnes gordurosas. 
  8. Evitar sumos de pacote e gasosos. Este foi complicado, pois cá continua-se a beber muitos desses sumos como Coca-Cola, Ice Tea, Sumol, etc; mas eu lutei contra isso e agora só consumo sumos naturais (espremer a fruta, como laranja, morangos, pêra..) ou então água.
  9. Não deixar de todo os carboidratos. Isto porque a maioria das pessoas que começa a fazer uma dieta corta muito nos carboidratos, mas esse não foi o meu caso. Passei sim a intercala-los nas minhas refeições, de modo a que consumisse de tudo um pouco mas não em exagero. Continuei com as massas, pão, arroz..


Com a alimentação mais ou menos estruturada e pronta a tomar o rumo certo, comecei então a procurar os planos de exercícios que mais se adequavam aos resultados que eu pretendia chegar! Como eu sempre quis trabalhar mais as pernas, rabo e abdominais foi mais nesses tópicos que me foquei, então fiz os três seguintes planos:

Pernas e Glúteos
  1. 15 Agachamentos Frontais - repetir 4x
  2. 12 Agachamentos com Salto - repetir 2x
  3. 15 Afundo - repetir 3x
  4. 12 Afundo com Salto - repetir 2x
  5. 12 Agachamentos com uma Perna (12 por perna) - repetir 3x
  6. 10 Sissy Squat - repetir 3x
  7. 20 Step-Up - repetir 3x
  8. 10 Stiff-Leg Deadlift  (10 por perna) - repetir 4x
  9. 20 Hip Bridge - repetir 3x
  10. 15 Bird Dog (15 por perna) - repetir 4x
Abdómen
  1.  15 Sit-Ups - repetir 3x
  2. 10 Crunches -repetir 2x
  3. 10 Bicycle Crunches - repetir 2x
  4. 5 Side Crunches - repetir 2x
  5. 5 ReverseCrunches - repetir 2x
  6. 15 Leg Raises - repetir 2x
  7. 30s-60s de Prancha
Braços e Costas
  1. 10 Flexões - repetir 3x
  2. 10 Tríceps Banco - repetir 3x
  3. 10 Tríceps Francês (com peso) - repetir 2x
  4. 10 Tríceps Testa (com peso) - repetir 2x
  5. 5 Tríceps Coice (com peso) - repetir 4x
  6. 15 Crucifixos Rectos (com peso) - repetir 2x
  7. 15 Bíceps Alternados (com peso) - repetir 2x
  8. 15 Elevações Laterais (com peso) - repetir 2x
Estes planos são alternados ao longo da semana, um dia faço pernas, outro abdómen, e noutro braços. Normalmente faço sempre 3 dias de exercício e um de descanso. Entre cada 4 exercícios descanso 120 segundos e antes de cada plano de exercício faço o aquecimento para que todos os músculos sejam aquecidos e não acabe com lesões. Não têm muito mais do que eu possa dizer, a verdade é que se todo este processo for seguido como deve de ser, ele dá resultados! Em breve farei um post com os resultados que tenho obtido. Até lá podem seguir estas páginas no Instagram com vários vídeos e fotos para vos inspirar.

@lowerbodyguide | @motivationforsquats | @squatpage | @motivationforfitness




E pronto meninas, este é o meu estilo de vida saudável, sem exageros e de modo a que eu poça atingir aquilo que eu pretendo! E vocês meninas, praticam exercício? Tem uma vida saudável? Quero saber tudo. 

You Might Also Like

0 comentários