5 motivos para não usar maquilhagem todos os dias

21:04

Photo by Tumblr

Nós mulheres gostamos de ser percebidas, notadas. Gostamos de ser ouvidas mas acima de tudo que nos admirem. Não só pela nossa personalidade mas também o nosso físico! Não vale a pena dizer "ahh não, eu não ligo para comentários", amor, todas nós gostamos quando um rapaz chega e diz "hoje estás mais bonita" ou então quando as amigas notam "humm essa maquilhagem ficou boa". Eu confesso que eu gosto mesmo, gosto de elogio e quando me aperalto toda para sair com o meu namorado e ele diz "a tua maquilhagem está bonita, estás linda" sem eu nem ter tido nada, dá até uma vontade de chorar por ele ter notado (porque homens não ligam muito para isso ahah). MAS, no entanto, o poder da maquilhagem vai muito além de cobrir pequenas imperfeições ou então realçar os olhos, tornando possíveis transformações inacreditável nas pessoas. Não é à toa que muitos rapazes dizem para a levarem a uma piscina no primeiro encontro ahah, apesar de eu ser totalmente team #makeupon. Sim, mulher pode e deve abusar da maquilhagem se é assim que ela se sente bem e feliz, no entanto, usar maquilhagem todo os dias podem trazer alguns problemas e os benefícios de usar pouca ou nenhuma make-up não se restringem apenas a deixar os poros respirarem e o que de positivo isso traz. Por isso, decidi trazer para vocês, 5 motivos para não usar maquilhagem todos os dias e usar e abusar de uma pele e look mais natural!

1. Ficamos prontas mais rápido!
Quando eu andava no secundário, eu maquilhava-me basicamente todos os dias, e muitas das vezes chegava atrasada por causa disso mesmo! Todos sabemos que para arranjar o cabelo e fazer uma maquilhagem é preciso tempo, e que para quem trabalha ou estuda isso é sinónimo de levantar muito mais cedo do que o previsto. Então ao invés de acordar 1 hora antes ou então fazer tudo à pressa, porque não aproveitar essa horinha para dormir mais um pouco ou fazer as coisas com mais calma? Abusa da tua cara lavada.

2. É saudável para a pele
Voltando novamente aos meus tempos do secundário, eu tinha uma pele horrível, porque abusava imenso da maquilhagem. Se vocês, assim como eu, têm a pele oleosa e tendência a ter acne, façam um favor a vocês mesmas: não usem maquilhagem todos os dias! A pele necessita respirar, e o uso constante de maquilhagem atrapalha muito isso pois fecha os poros da pele. Por isso escolham não usar maquilhagem para terem uma pele mais bonita e saudável. 

3. Menos preocupações no dia-a-dia
Quem usa maquilhagem frequentemente sabe do que falo. Quem é que nunca ficou preocupada se o dente estava sujo de batom ou se o eyeliner borrou por coçar o olho, ou até mesmo o rimel borrar porque espirrarmos? E aqueles dias em que está a fazer um calor enorme e ficamos com medo que a maquilhagem derreta por suarmos? Ou então quando está de chuva e temos medo que esta derreta por causa da água? Se não usarmos maquilhagem não teremos de nos preocupar com essas coisas. Estaremos livres para fazer o que quisermos sem nos preocuparmos em borrar a maquilhagem.

4. Economizamos muito dinheiro
As maquilhagens de boa qualidade não são lá muito baratas, e quem está constantemente a comprar sabe o quanto custa pagar 15€ numa base ou então 10€ num rimel. Quando se usa maquilhagem todos os dias, ela gasta-se mais depressa, e quando se começa a ganhar este vicio, começa a existir uma necessidade de investimento alto de dinheiro para comprar tudo o que se quer. Daí a melhor solução ser: resistir a comprar! Sabem quando passam pela Sephora ou uma loja de maquilhagem? Apenas ignorem e pensem no dinheiro que pode juntar para uma viagem ou para comprar aquele telemóvel que sempre quiseram mas é muito caro, ou até mesmo para investir no futuro. É muito melhor, prático e a pele ainda agradece. 

5. Aprendemos a amar quem somos e o que somos
A verdade é que o facto de nos embelezarmos todos os dias se torna um verdadeiro pesadelo quando não usamos. Sentimos-nos horríveis sem maquilhagem, a cara parece que fica diferente e nem nos conhecemos, mas a verdade é que aquele é nosso verdadeiro eu. Por baixo de todas aquelas camadas de base, rimel, eyeliner, sombras, ali estamos nós, lindas e maravilhosas mesmo com as nossas imperfeições. É disso que não devemos ter medo, sentirmos-nos nós próprias, sem mascaras, sentirmos-nos bonitas pelo o que somos. E este é o melhor motivo de todos. 

Usar maquilhagem é óptimo, mas dar uma folga para a pele durante um tempinho é ainda melhor! Por isso vamos deixar as bases, pós e rimeis para o fim de semana ou para saídas que é sempre melhor. Eu usei maquilhagem diariamente durante muito tempo mesmo, e a minha pele e eu própria sofri muito com isso. A minha pele teve uma fase horrível em que eu tinha muito acne e feridas mesmo, e já para não falar das vezes em que eu cheguei atrasada à escola porque me levantava tarde e ainda tinha de tomar banho, comer, passear o cão e fazer a maquilhagem, obviamente que dava mau resultado. Por isso decidi deixar a maquilhagem apenas para quando faz realmente falta um pouco mais de "glamour" ou que eu me sinto inspirada para tal, e desde aí que a minha vida mudou, e estas foram as 5 coisas que realmente melhoram imenso!

E então meninas, vocês usam maquilhagem todos os dias? Sim? Não? Quero saber! 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Concordo contigo, todas gostamos de nos "aperfeiçoar" e usar a maquilhagem para nos sentir-mos mais confiantes. No entanto é bom andarmos sem ela também! Eu, por exemplo, raramente me maquilho ao fim de semana e, mesmo durante a semana, se andar mais cansada prefiro ficar mais uns minutinhos na cama eheh
    Muito obrigada pelas palavras queridas que deixaste no meu blog e fico super contente por saber que estás a gostar da minha rúbrica nova!
    Kisses,
    Messy Hair, Don’t Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Realmente hoje eu ia, não são muitas as vezes que uso maquilhagem, só se for sair com amigos ou então alguma ocasião ou momento especial! Aprendi da maneira mais difícil que maquilhagem todos os dias não é bom, e que podemos sim sair à rua sem maquilhagem que ninguém nos vai julgar. Por isso também prefiro os meus minutinhos de sono a mais ihih.
      Estou realmente a amar essa nova rúbrica do blogue por isso continua!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá tudo bom! Li com muita atenção e percebi que tens toda razão do mundo. Eu não tinha acne no secundário, porém hoje apareceram devido ao uso constante de maquilhagem. Ótimo posto. E lindo blog. Bjinhos

    www.blogdalanne.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lanne,
      Ainda bem que o post possa ajudar a entender que nem sempre é bom aquilo que nós achamos ser! Como o secundário foi a fase onde eu usei maquilhagem diariamente foi aí que eu sofri bastante com problemas de pele, mas hoje em dia já não, pois não uso tanta maquilhagem como antes. Muito Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Bia!
    Eu não uso maquilhagem nem nunca me mostrei interessada nesse aspeto. Das poucas vezes em que usei (carnaval, gala do 9°, as primeiras atuações) constatei que o meu tipo de pele não reage lá muito bem com a makeup e então nunca me senti inspirada para a usar. E para não falar que eu não tenho nem jeito nem paciência ahah e gosto de dormir por isso eheh
    Embora não seja utilizadora, acho que tens aqui umas dicas fantásticas e que provavelmente convencerão muitas meninas a deixarem a maquilhagem por uns tempos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lyne,
      O meu uso de maquilhagem começou no 8º ano, com namorado e assim a pessoa quer sempre ficar mais bonita, mas quando o meu vicio começou foi mesmo no 10º. A maquilhagem era imensa e atrasava muito a minha vida em tudo, já para não falar dos problemas de pele que tinha em dobro devido ao excesso de maquilhagem diária que usava. Hoje em dia agradeço sempre os 20 minutinhos que tenho a mais para dormir e a calma com que faço tudo, e acima de tudo as melhorias na pele.
      Muito obrigada pela tua opinião, é sempre bom ler comentários mesmo que a pessoa não utilize ou não pratique o que é falado no post.
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei o post! Sou aquele tipo de pessoa que diz "ah hoje não vou usar muita maquilhagem" e no fim acaba por seguir todos os passos. Juro que queria conseguir não me maquilhar tanto porque noto que quando não o faço pareço mais pálida que o normal e honestamente não gosto de ver. É um bocado difícil para mim deixar de usar, seja o que for de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Eu também era bastante assim, sempre que me olhava ao espelho sem maquilhagem sentia-me incompleta e o facto de ser bastante branca fazia-me ter o mesmo pensamento que tu em relação ao parecer mais pálida, e confesso que ainda hoje por vezes fico com um pé atrás se saiu ou não saiu de casa sem maquilhagem, mas a verdade é que desde que saiu sinto-me mais leve e têm me ajudado bastante. Mas também ainda estou na luta para me habituar porque sei o quão difícil é.
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  5. Não concordo com o início do texto. Uso maquilhagem diariamente porque gosto -é inegável que dá um ar mais saudável à pele-, mas não acho correto dizer que as mulheres (estas generalizações raramente são boas) gostam mais de ser notadas que ouvidas. Primeiro somos pessoas, só depois mulheres. A mim pessoalmente só me interessa ser notada dessa forma por um namorado, se um qualquer rapaz chegar ao pé de mim e disser que estou bonita acho incómodo, despropositado e abusado. Não penses que o meu comentário é um crítica ao teu post em específico, é só que o sangue ferve-me quando vejo implícito que as mulheres gostam de ser objetificadas.

    Quanto às razões para não usar maquilhagem todos os dias, concordo que é bom deixar a pele descansar e que ficamos prontas mais rapidamente - apesar de eu nunca demorar mais que 10 minutos a maquilhar-me =P

    Beijinhos!

    Perdida em Combate


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,
      Acho que entendeste mal o contexto da introdução que escrevi. Eu não generalizei as mulheres, até porque eu sou uma adepta dos direitos por igualdade de géneros e se têm algo que me irrita profundamente é estes preconceitos que existem à volta do sexo feminino. Mas focando no que disseste, eu não objectifiquei as mulheres, sei bem que somos pessoas e temos direito ao respeito por todos os que nos rodeiam sejam eles homens ou mulheres, mas a verdade é que nós gostamos sim que nos notem, nem que seja só um pouco, e quando eu digo notem, não é num sentido malicioso ou então como sendo um objecto, mas sim como sendo um ser vivo que está ali e que as pessoas vão admirar fisicamente e psicologicamente. Eu também não me maquilho para agradar a ninguém, eu maquilho-me porque gosto e me sinto bem com isso e dessa forma, mas se alguém notar que desta vez o batom está mais marcado ou então fiz uma coisa diferente, ou até mesmo que fiz um penteado diferente, e me elogiar por isso fico contente. Não me referi a outros rapazes como aqueles que nos abordam numa discoteca ou então na rua com intenções menos boas, mas sim a amigos ou mesmo conhecidos . Se um amigo meu me elogiar é obvio que eu vou agradecer, desde que veja que as intenções dessa pessoa são boas. Como eu disse, nós mulheres gostamos sim de ser ouvidas, mas também admiradas. Lamento se o meu texto pareceu ofensivo à comunidade feminina, não foi nesse propósito que o escrevi ou que era o que o meu texto queria dizer. Não leves isto com um comentário de "contra-ataque", porque não o é, apenas queria digamos, esclarecer e tentar te fazer perceber que o meu texto não foi escrito de qualquer maneira para objectivar as mulheres ou mesmo menosprezá-las pois sou uma e também sou um ser humano.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. hey you! andei a dar uma vista de olhos no teu blog e simplesmente adorei! omg! parabéns miuda! beijos.
    patriciabruheim.blogspot.pt

    segui-te btw

    ResponderEliminar