Dicas para vencer a preguiça e começar a treinar

22:09


Temos sempre muita vontade de começar a ser mais saudáveis e ir correr para o parque mais próximo ou então entrar para o ginásio onde as amigas andam. Mas tudo parece muito bonito no primeiro dia e no segundo já nem calçamos os ténis. A falta de planeamento e a expectativa de cumprir metas impossíveis em curto tempo podem acabar com os planos de uma pessoa começar uma vida mais saudável e menos sedentária. Por isso, seleccionei algumas dicas que poderão ajudar a estimular a prática de exercício físico do jeito certo, a organização e deixar a preguiça de lado. Vejam só!

1. Consultar um médico antes
Isto é um dos passos mais importantes para quem quer começar a praticar exercício físico, afinal se até aqui não faziam nada e levavam uma vida sedentária o corpo pode estar a precisar de fazer um check-up  antes de ser iniciado algo que vai puxar bastante por ele. Nada melhor do que ir até ao médico de família e pedir para ele marcar uns exames ao coração, sangue ou mesmo um teste para ver como o corpo reage ao exercício físico, isto tudo vai ajudar a prevenir lesões e acima de tudo a saber por que nível e exercícios se deve começar.

2. Estabelece objectivos
Sê claro ao escolher os teus objectivos. Estabelece-os e inicia um compromisso contigo mesmo para os alcançares, faz uma lista dos objectivos pretendidos a alcançar com os treinos, sejam eles no ginásio ou em casa – ganhar músculos, perder alguns quilos, definir o corpo, entre muitos outros. – e encara este desafio como um compromisso diário. Os objectivos têm de ser realistas e podem ser estabelecidos por várias metas, tornando assim mais fácil.

3. Escolhe o local
Seja em casa ou no ginásio, não importa! O importante é escolhermos qual é o meio que vamos usar! Se escolherem um ginásio têm de ser um que tenha boas condições e um ambiente bom para treinar. O ambiente vai influenciar muito na vontade de treinar, e quanto melhor isso for mais vontade para treinar que vai ter. Mas óbvio que muitos se calhar não podem pagar um ginásio mensalmente, mas isso não impede de praticar exercício físico e treino! Hoje em dia existem imensas aplicações que servem para se ter um ginásio em casa, e sim, também já resultados basta a pessoa se empenhar e cometer aos objectivos.

4. Escolhe algo que gostes
Dependendo das tuas metas e do que procuras, escolhe algo que acima de tudo te dê prazer de fazer. Seja isso corrida, ginásio, futebol, dança, yoga.. O importante é experimentar diferentes modalidades até encontrar a mais agradável.

5. Começar devagar
Esta dica pode parecer bastante simples, mas ela é a mais fundamental aqui! Pessoas que não estão acostumadas a se exercitar devem começar uma actividade física aos poucos, o ideal é ir fazendo uma transição gradativa. Convém começar a actividade escolhida com uma intensidade leve e que respeite os limites do corpo, ninguém começa como expert e as coisas levam tempo.

6. Não dependas de ninguém, mas busca companhia
Parece confuso eu sei, mas não fiques dependente das pessoas, não vás só quando a Maria ou a Teresa vão. Porque a Maria e a Teresa desistem na primeira semana e tu vais a atrás, ou então elas vão todos os dias e tu como não tens paciência e acabas por desistir. O melhor mesmo é fazer amigos no local do crime: seja no parque, no ginásio, na aula de yoga. Quem sabe não encontram um parceiro para entrar na rotina e ajudar a manter o foco.

7. Estabelece prémios
Não sei se já viram um metodo que alguns pais têm vindo a adoptar por todo o mundo para manter os filhos "na linha". Basicamente consiste numa tabela com coisas boas que lhes possam acrescentar dinheiro extra na mesa e outra parte com coisas más que lhes retirem dinheiro da mesada. Por exemplo, se a criança lavar a loiça recebe mais 5€ na mesada, mas se ele tiver negativa perde menos 10€. Então este sistema também pode ser usado aqui, estabelecer alguns prémios por cada meta a cumprir. Os prémios ficam ao vosso critério, o que eu aconselho é que seja algo que vocês queira mesmo, porque assim ficam com motivação para alcançar esse mesmo objectivo para conseguirem o vosso prémio.

8. Descanso
Quando se começa a levar uma vida mais activa e se começa a gostar do que se faz isso pode se tornar um vicio. Mas do mesmo jeito que o corpo necessita de se mover, ele também necessita de descansar. Nada de querer fazer tudo num só dia, ou então não ter alguns dias de intervalo entre os treinos. Isso pode levar a um desgaste do corpo e até mesmo da mente.

9. Manter a rotina
O primeiro dia é sempre fácil, o difícil é manter a rotina. Por isso é bom programar tudo direitinho em relação aos dias da semana e horários para ir ao ginásio ou fazer exercício em casa. Sim, porque não é só porque não se têm aula marcada no ginásio que não se têm de manter o compromisso. Marquem no calendário, no telemóvel, na agenda, onde quiserem, o importante é dar continuidade à prática e não desistir.

Eu sei que no inicio pode ser um bocado complicado, parecer impossível, e dar imensa vontade de deixar tudo o que estava planeado de lado, por isso o importante é pensar positivo e avançar com os objectivos e metas – foco, força e fé. Ao fazerem tudo certinho, os resultados vão começar a aparecer e o esforço vai valer a pena. O melhor é que todas as pessoas que entraram para o ginásio ou que fazem exercício em casa me dizem a mesma coisa "Eu vejo os resultados e adoro! Todos deviam experimentar" e eu reforço com tudo essas palavras, e um dia talvez vocês também possam dizer isto. Mas enquanto isso, é importante começar e acreditar. 

E então meninas, gostaram? Alguém aqui pratica algum exercício, actividade ou ginásio? Contem-me tudo! 

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4 comentários

  1. Eu hoje estou com a pica toda e depois de ler esta publicação, senti ainda mais vontade de exercitar. Muito boas dicas!

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    1. Olá Carolayne,
      Realmente são dicas de ouro para quem quer deixar a preguiça aguda de lado e começar a mexer o rabinho para fora da cama! Muito obrigada linda!
      Beijinhos

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  2. E que tal umas dicas para "levantar o rabo da cama pela manhã" para ir correr? Ahahah isso é que fazia falta ;) Obrigada pelas dicas

    http://blog-flor-mar.blogspot.pt/

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    1. Olá Margarida,
      Não é nada mau pensado em publicar aqui umas diquinhas para ir correr e ganhar uma rotina! Vou pensar no assunto com bastante carinho ;) Obrigada eu pelo carinho, é sempre bom ver que o que escrevo ajuda alguém.
      Beijinhos

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