19 coisas que aprendi aos 19 | It's my birthday!

15:00


Hello ♥ Oh meu Deus, como é que o tempo voa tão rápido? Pode ser muito cliché, mas eu sinto que ainda ontem estava a completar apenas 9 anos, e eu lembro-me exactamente de como foi o dia, para muitos um dia normal, para mim também, a rotina manteve-se normal. A minha mãe levou um bolinho para a escola e por lá cantamos os parabéns com pessoas que hoje já nem fala mais. A vida passa tão rápido, e em 1 ano acontece tanta coisa. Eu sei que ainda sou muito nova, o mundo ainda é demasiado grande para mim e a vida ainda é demasiado pequena em comparação ao de outras pessoas que já tanto viveram. Mas a verdade é que já tanto se passou, e eu vejo as pessoas a dizer "ainda és uma miúda, ainda vais viver muito" e eu me questiono: o que será que me reserva daqui para a frente? 

Eu tenho uma vida inteira daqui para a frente, e uma coisa que eu tenho a certeza é que essa vida inteira parece muito tempo, mas esse tempo passa, e tudo o que eu mais quero é tirar proveito ao máximo de tudo o que eu conseguir. Construir e alcançar sonhos, continuar a batalhar para me tornar na mulher independente e bem sucedida que quero ser, conhecer novos lugares e novas pessoas, e acima de tudo, permitir-me a mim mesma de ser feliz sem me arrepender de nada um dia.
Foi um ano de perdas e tombos, e oh que perdas que foram, doeu e ainda doí, e vai doer por um bom tempo, mas também foi um ano de lutas e vitórias, e por isso eu agradeço todos os dias. Conquistei tanta coisa, vivi momentos incríveis, levei o meu corpo e alma ao que eu considerava impossível para mim, conheci pessoas incríveis e outras não tão incríveis, senti na pele momentos de adrenalina, dor e ao mesmo tempo alegria que não cabia em mim. Conheci lugares incríveis e tive a oportunidade de partilhar os melhores momentos ao lado das melhores pessoas. Também aprendi o quão as pessoas podem ser más, egoístas e mentirosas, senti na pele a dor da ingratidão, do amor por pena, da dor de quem perdeu o chão, caí imensas vezes, mas de tudo isso eu levantei-me, e estou pronta para muitos mais anos. 

Esta é mais uma nova etapa na minha vida, e por muito assustador que seja cada vez mais eu tenho a certeza de que eu estou a entrar no mundo adulto, e que mais responsabilidades viram. Eu sei que ainda sou muito nova, e que aos olhos de muitos ainda sou uma "pitinha" mas com todas as experiências que já vivi, e tendo eu a alma de um adulto no corpo de uma adolescente, eu acho que tenho um pouco de sabedoria para compartilhar. Assim, sem mais delongas, aqui estão as 19 coisas que eu aprendi aos 19:

  1. Tu vais ser magoada múltiplas vezes e ter o teu coração desfeito em pedaços umas quantas outras. Pelo teu melhor amigo, pelos teus familiares, e até mesmo pela a pessoa que amas. Vai acontecer, mesmo que fujas e tentes evitar, acaba sempre por acontecer e claro que doí, mas com o tempo a dor transforma-se em conhecimento.   
  2. As pessoas vão ter sempre visões e opiniões diferentes sobre as coisas, e não há problema nenhum em ouvi-las. Mas não está correcto deixar te digam que a tua opinião está errada. E acreditem as pessoas adoram fazer isso.
  3. As pessoas vem e vão.
  4. Nunca esperes que alguém te retribua com o mesmo esforço ou intensidade que tu deste, nem sempre as pessoas estão dispostas a nos dar o que nós damos a elas. Nem mesmo a amar aquilo que nós amamos. Só vais sair decepcionada. 
  5.  Nunca guardes ressentimentos, pois é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Não há problema em perdoar uma pessoa.
  6. A música ajuda tudo a amenizar a dor.
  7. A tua mãe vai ter sempre razão! Oh se vai! Não importa que idade tenhas, ela terá sempre razão em tudo. Porque mãe é mãe, e mãe sabe, mãe já viveu muito, e esse muito reflectem-se nos conselhos que elas têm para nós.
  8. Nunca deixes que ninguém te diga como te sentes, pensas, ages ou és. Tu és tu por uma razão e não tens de ser uma pessoa diferente só porque alguém o quer.
  9. As fofocas são um produto da inveja alheia. E por isso não ligues se te chegarem aos ouvidos boatos sobre ti, ou mesmo se fofocarem contigo, aquilo que realmente é já foi distorcido por 30 e quando chega a ti já por mais 20, por isso ignora ao máximo. 
  10. O respeito e a confiança ganham-se. Por isso, conquista-os.
  11. Nunca julgues ninguém sem a conhecer ou pela primeira impressão. Algumas pessoas são tímidas e reservadas, e não sabem como deixar que as pessoas entrem nas suas vidas. E outras são demasiado extrovertidas e gostam de interagir. Dá-te ao prazer de conversar, conhecer, aprender. Sejas tu a começar a conversa ou a pessoa em questão. 
  12. Nem sempre as coisas vão dar certo ou serem como esperamos. É normal as coisas descarrilarem. Nem sempre conseguimos o que queremos, e nem sempre realmente queremos aquilo que conseguimos. Eu sei, é confuso, mas é verdade. Ás vezes queremos tanto algo, e, quando finalmente o conseguimos nem era tudo aquilo que desejávamos. Isso acontece com todos, é algo normal. Por isso é sempre bom não esperar muito, principalmente das pessoas.
  13. Não há nada de errado em falhar. Nem sempre conseguimos aquilo que queremos, e não há problema nenhum nisso. Tudo tem seu lado positivo, até mesmo o facto de falharmos. Só precisas de saber tirar proveito disso, ver onde falhaste e concertar o erro para conseguir da próxima vez. E se falhares novamente, não têm problema. O importante é não desistir.
  14. Ficar cansado é normal. É normal querer ficar longe de tudo e todos de vez em quando. E quando isso acontecer, não há mal algum tirar uns dias, semanas, ou meses para concentrares-te apenas em ti. Não é egoísmo. Todos nós, uma vezes ou outra, precisamos de um tempo sozinhos.
  15. Faz aquilo que gostas! Segue os teus sonhos, batalha e tira o máximo proveito disso, mesmo que te digam que é impossível. 
  16. Tudo depende de ti! Se as coisas vão ou não dar certo, depende apenas de ti. Se realmente queres algo, é teu dever de correr atrás. Não espere que alguém vá por ti, porque isso não acontecerá e nem nunca culpes ninguém pelas decisões que tomaste, porque tudo isso depende exclusivamente de uma única pessoa: tu!
  17. Ama, mas ama muito. Amas as pessoas, ama aquela pessoa mesmo que o mundo te diga para não o fazeres, mesmo que saibas que te podes magoar. Ama a vida, mesmo que ela não esteja tão boa, ama. Porque a melhor coisa do mundo é amar.
  18. Aproveita ao máximo o que a vida têm para te oferecer. Não te prendas, a ninguém nem a nada, porque o mundo é grande de mais para se ficar preso a um só lugar ou a uma só pessoa. Não digo que saias por aí a amar um a cada semana, não, não é isso. Só não permitas que alguém te limite e prenda. Vive, sonha, realiza e desfruta. A vida são dois dias, e nesses dois nós temos de fazer a festa. Viaja, conhece novas pessoas, novas culturas, realiza o máximo de sonhos que conseguires, e nunca mas nunca te arrependas de nada. 
  19. Vive com a certeza de que aprendeste muito mais do que pensas, mas nunca o suficiente! Nós nunca paramos de aprender.
Há muitas outras coisas que eu aprendi que nem constam nesta lista como por exemplo: pôr a minha roupa a lavar e esquecer de pôr no programa de torcer, dá para imaginar o que aconteceu ne? Ou então não passar certos tecidos a ferro porque simplesmente colam-se ao ferro, ou mesmo não tentar aqueles tutoriais de como cortar o cabelo ou franja em casa. E há muitas outras coisas que eu tenho de aprender como fazer o meu prato favorito, mas a verdade é que nós nunca paramos de aprender. Todos os dias são um novo desafio que nos é imposto e cada um encara da sua forma. 

Para além de eu completar 19 aninhos, o blogue também completou hoje (13 de Outubro) 4 aninhos! São 4 anos a escrever neste que eu considero a minha escapatória para a rotina. Que venham muitos mais e sejam comemorados de forma igual ou melhor! Espero que tenham gostado do post. Beijinhos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. parabéns (um dia atrasados!) e parabéns pelo blogue :) gostei muito :p

    ResponderEliminar