Tudo sobre o meu cabelo encaracolado: rotina, produtos, cuidados..

17:23


Hello ♥ Já muitas meninas me tinham pedido para falar um pouco sobre o meu cabelo e todo o mistério por de trás dele. Sempre recebo elogios das pessoas e até mesmo comentários nas redes sociais quando publico alguma fotografia, e para tal decidi pôr mãos à obra e vos trazer então a desejada Curly Hair Routine ou a minha rotina de cabelo encaracolado se assim preferirem chamar.

O meu tipo de cabelo
Para quem não sabe existem vários tipos de cabelo encaracolado (cacheado no português brasileiro), eles dividem-se em 3 categorias (2, 3, 4) e por sua vez outras 3 subcategorias (a, b, c), difícil? Nem por isso. Este tipo de lista existe para que seja mais fácil de identificar e entender que tipo de cabelo nós temos e o que cada um precisa, pois quando se fala em cabelo ondulado/encaracolado existem vários tipos e não significa que se esteja a hierarquizar ou mesmo generalizar, pois existem pessoas que podem ter uma mistura de 2 ou mais tipos de caracóis.


O meu tipo de cabelo é uma mistura de 2C com 3A, ele forma caracóis grandes, soltos e espaçosos em forma de espiral. Quando eu o corto curto (tipo long bob) ele fica mais definido e com mais volume e definição na raiz, agora que está quase pelo rabo têm tendência a que por vezes a raiz pareça mais lisa e com menos volume. Outra coisa engraçada é que eu tenho zonas do cabelo em que ficam mais definidas que outras pelo que têm partes em que preciso de aplicar mais produto do que em outras.

Como eu o lavo e que produtos uso
Aqui é onde a magia acontece, e é a parte que vai definir todo o cabelo e acima de tudo assegurar a sua forma. Mas antes de avançarmos para toda a parte chata de como eu lavo o meu cabelo vou explicar uma coisa bastante importante para quem têm cabelo encaracolado e provavelmente comete muito este crime por falta de informação porque eu antes também o fazia. Cabelo encaracolado não fica "sujo" facilmente, na verdade ele nem precisa que vocês o lavem constantemente sabem? Eu posso ficar no máximo 3 a 4 dias sem lavar o cabelo, pois a nossa raiz produz bastantes óleos naturais e faz com que a mesma não precise de ser limpa com tanta frequência. Já por outro lado o cabelo encaracolado (seja que tipo for) precisa de bastante hidratação e nutrição pelo que condicionadores, mascaras, cremes, leave-ins são muito mais importantes que o champô em si!

Agora sim, como eu lavo o meu cabelo? Eu costumo lavar o cabelo de 2 em 2 dias ou mesmo 3 em 3, dependendo do quanto o meu cabelo necessita e da sua secura e danificação. Mas eu não uso o champô em todas as vezes que eu lavo, na verdade o meu cabelo só leva champô uma vez por semana. Para muitos pode parece "nojento" e pouco higiénico mas é o ideal para o meu cabelo. Nas seguintes vezes o que eu faço é o chamo co-wash que consiste em molhar o cabelo, usar bastante (e apenas!) condicionador, desembaraçar bem e passar uma mascara. É isto que ajuda-me a ter ainda mais definição e muito menos frise e secura no cabelo, porque muito champô em especial se contiver sulfato seca demasiado o cabelo encaracolado então mantenho-me sempre longe do champô. Por norma no banho eu costumo variar muito os produtos até para o cabelo não habituar, mas agora decidi começar a usar os da Novex da linha Meus Cachos, antes eu acabava por intercalar entre a linha Hidra Caracóis da Garnier Fructis e a Caracóis Perfeitos da Tresemmé. Mas desde que descobri a Novex o meu cabelo parece outro!




Hidratação, cremes e moldagem do cabelo
Após o banho vem a parte em que moldamos o nosso cabelo e aqui vai muito por si, nem todos usam os mesmos produtos e o que pode ser bom para mim se calhar não vai resultar para vocês. A prova disso foi que eu tentei usar o creme que a minha cunhada usa e era demasiado pesado para o meu cabelo, enquanto que o que eu uso é demasiado leve para o cabelo dela. Tudo vai depender do tipo de cabelo e dos produtos que o vosso cabelo vai suportar. Para mim o creme de pentear da linha Hidra Caracois da Garnier Fructis têm sido o melhor e o que me dá mais definição, é um creme leve com uma consistência mole mas que não chega a ser liquida, parece muito com condicionador mas é ótimo para definir o cabelo. Mas actualmente também uso o creme de pentear da linha Meus Cachos da Novex e amo a mistura dos dois! O que eu costumo fazer é usar um pente de dentes largos e passar por todo o cabelo soltando todos os fios, após isso eu começo por dividir o cabelo em duas partes, a superior e a de baixo, em seguida começando pela parte de baixo divido essa mesma em duas partes e começo a passar o creme e a definir, quando vejo que está como eu quero avanço para a parte de cima e faço o mesmo procedimento, mas tenho especial em atenção à parte da frente do meu cabelo, o que costumo fazer é a fitagem com o dedo mesmo, pego em mexas do cabelo que estejam com mais dificuldade em definir e enrolo-as à volta do dedo, ajudando a dar forma e definição. Outra dica é não usarem uma toalha de banho comum para o cabelo, as de microfibra são as mais indicadas e próprias, mas caso sejam como eu e não queiram gastar dinheiro com isso peguem numa t-shirt velha de algodão e usem a mesma como toalha.


Second Day Hair ou Days After Routine
Acho que pelo titulo dá para entender bem sobre o que este tópico é, certo? Pois então, para quem não sabe o que os Day After são ou mesmo o Second Day Hair. é os dias que se seguem após a lavagem do cabelo. Têm gente que consegue aguentar bem durante 3 e 4 dias, mas posso-vos dizer que se eu não tocar no cabelo durante 4 dias ao 3º dia ele já está a parecer um ninho de ratos, por tanto o que é que eu costumo fazer para acordar os meus caracóis? Leave-in! Muito leave-in no cabelo! O que eu mais tenho gostado é este da Skala que é Anti-Frizz ajuda muito a redefinir os caracóis e moldá-los de novo, eu aproveito sempre para com um borrifador enxaguar um pouco o cabelo e em seguida passar o leave-in- Eu sei que o leave-in é liquido de mais e pode ser aplicado no cabelo sem o mesmo estar molhado, mas para mim o efeito com que fica é pastoso e seco ao em vez de me deixar sem frise e definido, por isso para mim funciona melhor quando ele está um pouquinho húmido. Não uso qualquer tipo de escova nem o penteio com os dedos, apenas aperto os caracóis para cima para ajudar a que eles ganhem forma de novo e prontinho, não toco mais no cabelo até ele estar totalmente seco.


Difusor: Sim ou Não?
A resposta é: às vezes! Durante o Verão eu dou total liberdade ao meu cabelo de secar por ele mesmo, mas ele fica com pouco volume ou quase nenhum, então por vezes pego no secador e seco mesmo com o difusor. Por norma durante o tempo mais frio é que utilizo bastante o secador porque se o cabelo já leva uma eternidade a secar com o calor, imaginem no tempo frio e húmido.. E também para me prevenir a mim mesma de sair de casa com o cabelo molhar e apanhar uma constipação. 
Em termos de técnicas de difusor gosto de secar com a cabeça virada para baixo pois é assim que me dá volume e sempre com o secador na potencia máxima mas com o ar frio para não causar muito frise. Deixo sempre o cabelo secar cerca de 20 minutos por ele e só depois começo com o difusor, e vou secando e parando, assim evito que o cabelo fique com aspecto seco. 

E pronto meninas, acho que falei sobre tudo o que envolve para mim ter um cabelo encaracolado, obvio que por vezes mudo um pouco, mas regularmente é tudo isto que expliquei neste textão que eu nem sei como vocês conseguiram ler até ao fim hahah. Espero que tenham gostado, e mais uma vez lembro que os cabelos são todos diferentes e que o que funciona para mim pode não funcionar para vocês! Beijinhos, Bea

You Might Also Like

11 comentários

  1. Gostei muito deste post porque é bom conheceremos o teu tipo de cabelo e aprender como é que tratas o cabelo.
    Muito bom!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello ♥
      Ainda bem que gostaste, fico feliz sempre que leio comentários destes.
      Muito obrigada!
      Beijinhos, Bea

      Eliminar
  2. Não tenho cabelo encaracolado mas tenho muitas amigas que vão adorar estes produtos :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello ♥
      Nada melhor do que partilhar com a nossas amigas dicas e produtinhos! :) Muito obrigada pelo carinho.
      Beijinhos, Bea

      Eliminar
  3. Muito obrigada pelas dicas estou sempre à procura de novos produtos, mas como sou muito pussy mantenho-me sempre com os que já conheço, mas vou tentar utiliziar estes e ver como funcionam. Muiito util, obrigada <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello ♥
      É sempre bom saber que com os meus posts e dicas consigo ajudar outras pessoas! Estes produtos são muito bons e os resultados são notórios. Muito obrigada pelo carinho.
      Beijinhos, Bea

      Eliminar
  4. Tenho o cabelo frisado e também uso essas marcas, são excelentes principalemente a novex !!! ja experimentase real natura? tambem são excelentes.
    beijinhos
    http://girlygirlsthinkpink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello ♥
      Nunca experimentei a Real Natura, mas concerteza que vou apontar na minha listinha de produtos a experimentar :D Muito obrigada pelo carinho.
      Beijinhos, Bea

      Eliminar
  5. Não conhecia essas produtos e fiquei super curiosa.
    Preços e pontos de vendas?

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello ♥
      Podes encontrar pontos de venda aqui e os preços variam muito entre os produtos e as gamas, a minha gama completa fica à volta de 30€, mas são produtos que me duram para mais de um mês.
      Beijinhos, Bea

      Eliminar
  6. Oh Meu Deus!!! Nem sei como te agradecer. A sério! Que comentário incrível. Mil vezes obrigado <3
    Experimenta e assim que tenhas uma opinião formada, manda-me mensagem a contar tudo. Ou, então, traz uma review para o blog que acho que muita gente vai gostar de ler (eu, inclusive) :D

    Uso alguns produtos da Novex e considero-me extremamente fã. A minha mãe já usou esta gama assim como a minha tia e ambas adoraram :D
    Ótima review :D

    NEW OUTFIT POST | When Autumn Makes You Feel Happy!!!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Press